Clientes são o Foco

A digitalização trouxe mudanças fundamentais ao comportamento de compra do consumidor. Para se concentrar mais intensamente nos consumidores e suas necessidades, coletar dados sobre seu comportamento, interesses e desejos é cada vez mais importante para os fabricantes e varejistas. Por esse motivo, a implementação das estratégias de soluções  específicas para clientes de varejo centrada no cliente desempenha um papel fundamental na Arvato Supply Chain Solutions. Eles movem os consumidores para o foco da atividade empresarial, aumentando sua fidelidade ao mesmo tempo.


As empresas nunca tiveram tantos dados disponíveis quanto hoje. Mas a maioria delas não aproveitam esse potencial. Ligar de maneira inteligente as fontes de dados e analisar as informações em uma base específica da situação pode gerar conhecimento valioso que os fabricantes e varejistas podem usar para reagir de maneira otimizada aos desenvolvimentos do mercado. Em última análise, as expectativas estão cada vez mais complexas, dos clientes finais e da concorrência, que está se tornando mais difícil, pois exigem que elas sejam mais do que nunca centradas no cliente.

Modelos operacionais centrados no cliente

A centralização no cliente é mais do que apenas uma palavra de ordem. Pelo contrário, é uma estratégia corporativa que permeia toda a organização e coloca consistentemente o cliente no centro de todos os serviços, processos, produtos e pontos de contato. Philipp Wengenroth da agência Friends of C. e Michael Absolon, Vice-Presidente Digital da Arvato Supply Chain Solutions, explicam os antecedentes.

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Otimização da experiência do cliente

Seja na entrega no mesmo dia, envios ou rastreamento e acompanhamento, quando os impulsionadores tradicionais de sucesso, como preço e variedade de produtos, não são mais suficientes para inspirar os consumidores, o papel do serviço no transporte e na entrega torna-se cada vez mais significativo. A experiência do cliente é cada vez mais influenciada por fatores como disponibilidade do produto, condições de devolução e entrega confiável.

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Fidelidade do cliente como fonte de dados

Dados de clientes próprios estão se tornando cada vez mais essenciais para o sucesso de uma empresa. Somente aqueles que entendem seus clientes e suas necessidades exatas podem colocá-los no centro da ação empreendedora com as medidas apropriadas.

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O "Google do Supply Chain"

 Entrevista com o Prof. Dr. Christian Kille, Professor de Logística de Varejo e Gerenciamento de Operações na Universidade de Ciências Aplicadas de Würzburg-Schweinfurt, sobre digitalização no varejo e os desafios e oportunidades associados para empresas e provedores de serviços.

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