A centralização no cliente é mais do que apenas uma palavra de ordem. Em vez disso, é uma estratégia corporativa que envolve toda a organização e coloca o cliente consistentemente no centro de todos os serviços, processos, produtos e pontos de contato.
Nunca antes foi mais fácil para os clientes satisfazerem seus desejos. Em tempos de avanço da digitalização, a seleção e a disponibilidade de produtos são virtualmente ilimitadas e aumentaram enormemente as expectativas e os padrões dos consumidores. Já não basta apenas oferecer / vender um bom produto. Se o cliente se sentir incompreendido ou não for devidamente atendido, a próxima loja online estará a apenas um clique de distância. Com isso em mente, conceitos inovadores são necessários para atender aos desejos e necessidades individuais dos clientes - e é aí que a centralidade do cliente entra em ação. 85% dos 125 especialistas online dos setores de produção, varejo e serviços pesquisados neste tópico pela Stuttgart Media University (HdM) e o profissional de marketing online United Internet Media como parte de seu estudo anual “Digital Dialog Insights 2017” concordam nisto. No entanto, eles também afirmam que apenas 40% das empresas realmente praticam a centralização no cliente, o que mostra claramente a lacuna entre as expectativas e a realidade.
Embora essa percepção já tenha sido obtida, muitas empresas acham difícil desenvolver uma compreensão holística do cliente. E é precisamente aí que entra a gama de serviços oferecidos pela Arvato SUPPLY CHAIN Solutions, especialista em cadeia de suprimentos e e-commerce, e a recém-fundada agência digital Friends of C. O objetivo é desenvolver um modelo operacional abrangente e centrado no cliente que incorpora / inclui o desenvolvimento de uma estratégia digital, desempenho e otimização de web-shop, bem como os processos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. A complexidade do tópico foco no cliente requer uma abordagem sistemática e holística com um entendimento distinto / forte de ponta a ponta que englobe / considere todos os processos e níveis hierárquicos da empresa ao longo da cadeia de valor
Desenvolvimento sob a perspectiva do cliente final
Entrevista com Michael Absolon (Vice-Presidente Digital - Arvato Supply Chain Solutions) e Philipp Wengenroth (Chefe de Friends of C.)

Sr. Wengenroth, como o Friends of C. estão tratando do Atendimento ao Cliente?
Como agência digital, definimos “pontos de contato com o cliente” como nosso campo de ação: qual é o caminho do consumidor para a oferta? Como ele percebe isso? Por que ele não toma uma decisão de compra positiva? A jornada do cliente é consistente em todas as etapas do processo até a abertura do pacote? Existem elementos que os consumidores amam e que eles lembram com prazer? Analisamos profundamente essas questões, certificando-nos de não perder nenhum ponto de contato ao longo da cadeia de processo.
Nós estruturamos todo o nosso processo de desenvolvimento a partir do cliente final, e seguimos a tese de que qualquer valor agregado potencial para o usuário deve ser identificado e desenvolvido de forma ideal. No processo, está se tornando cada vez mais importante evitar interrupções de mídia entre offline e online.
O que isso significa exatamente?
or exemplo, a coleta de requisitos segue o princípio da chamada história do usuário para uma descrição fácil e compreensível das expectativas de funções, processos ou serviços do ponto de vista do usuário.
Podemos fazer rapidamente ofertas sob medida em colaboração com nossos clientes - soluções que otimizam de forma sustentável a experiência do cliente em todos os pontos de contato que o cliente tem com a empresa ou produto. Soluções adicionadas para aquisição e retenção de clientes sustentáveis.

Sr. Absolon, como os serviços da Arvato Supply Chain Solutions interagem com os da Friends of C.?
Os clientes podem receber um serviço completo e o portfólio de serviços da Arvato Supply Chain Solutions permite que eles operem e projetem toda a cadeia de valor. Isso é único no mercado. Esta extensão não oferece outra agência. Os exemplos de clientes já mostraram que uma interação interdisciplinar de todas as negociações ao longo de toda a cadeia de processos cria sinergias que, em última análise, beneficiam enormemente a experiência do cliente.
Qual é a USP da sinergia entre Friends of C. e Arvato? Qual é o valor agregado para o cliente, especialmente no contexto de foco no cliente?
A Arvato é conhecida no mercado como um parceiro confiável que não apenas desenvolve soluções individuais para seus clientes, mas também é extremamente forte na implementação e operação de processos de suporte relacionados ao varejo. Nós nos diferenciamos de outras consultorias e agências não apenas com nossas soluções integradas e orientadas para a prática, mas também com nosso abrangente portfólio de serviços e força operacional. Através do mundo da Arvato, estamos muito mais perto de praticar e ter acesso a uma ampla gama de serviços e especialistas que podemos incorporar em nossos projetos. Resumindo: Projetamos soluções que realmente funcionam e garantem a experiência da marca - até o momento em que o pacote é aberto. Em combinação com as soluções da Arvato, nós não apenas criamos uma loja virtual que é adaptada para o cliente final e suas necessidades, mas um modelo operacional integrado e centrado no cliente. Nossos clientes, assim como seus consumidores finais, se beneficiam de serviços integrados ao longo da cadeia de valor e um entendimento abrangente e completo do inicio ao fim.