Gestão Eficiente de transportes

Forte Rede Internacional

Um sistema mundial

Uma rede internacional com 85 locais em 20 países agora permite que a Arvato Supply Chain Solutions coordene os processos individuais dentro da cadeia de valor global com alto nível de eficiência. Garantir que os diversos processos complexos em logística, atendimento e armazém interagem requer uma solução padrão (especialmente em gerenciamento de transporte) com a qual todos os processos de transporte e logística em toda a cadeia de suprimentos possam ser gerenciados, monitorados e otimizados.

No momento, por exemplo, o gerenciamento de transportes atendem aos requisitos que surgem do foco dos clientes nas otimizações de estoque e na melhoria contínua da qualidade. Isso torna as rotas de entrega mais longas e muito mais provedores de serviços são necessários. “Só para atingir todos os clientes finais, nossos clientes precisam usar uma média de quatro a cinco empresas de serviços de transporte. Então, eles estão tentando cobrir todos os canais de distribuição de um inventário central. Com nosso novo sistema de gerenciamento de transportes (TMS), podemos oferecer a eles as soluções certas ”, afirma Berthold Reinke, vice-presidente de gerenciamento de transportes da Arvato.

Para ajudar a tornar isso possível, a plataforma TMS foi projetada com uma arquitetura de aplicativo modular. Ele inclui recursos de verificação de faturas, faturamento consolidado em todos os provedores de transporte, uma plataforma de acompanhamento e rastreamento padrão e uma solução de relatórios. O sistema também garante uma troca de dados com os parceiros: os provedores de transporte são integrados por meio de uma plataforma EDI global baseada em SAP. Um aspecto particularmente importante é que o sistema é projetado como uma plataforma neutra e, portanto, oferece uma ampla gama de serviços de transporte, mas estes podem ser substituídos por outros a qualquer momento. Tanto os players globais quanto os heróis locais já estão ligados ao sistema, o que torna muito mais fácil para os clientes da Arvato abrir novos mercados internacionais. O suporte para vários idiomas também é uma grande ajuda.


“Nossos clientes podem alcançar aproximadamente 350 milhões de consumidores a partir de um inventário central através de nossas redes de transporte. Isso é muitas vezes mais do que normalmente seria alcançado em um depósito local e permite que as empresas otimizem ainda mais seus estoques ”, diz Reinke. Isso se aplica especialmente ao setor de vestuário, que é caracterizado por ciclos de vida de produto muito curtos que não permitem uma estratégia de depósito descentralizada, porque a gama de produtos está muito rapidamente desatualizada. O novo TMS permite entregar remessas para clientes na Europa a partir de um inventário central no prazo de três dias. A título de comparação, uma remessa para a Espanha sem serviço expresso leva de cinco a seis dias para os integradores.

 O mecanismo de etiquetas suporta marketing omnichannel

A Arvato também quer ajudar os clientes a implementar suas estratégias omnichannel com o novo sistema de gerenciamento de transporte. Para esse fim, como extensão importante, foi desenvolvido um “motor portador de etiqueta”. Isso possibilita as remessas mesmo quando elas não são originárias dos armazéns da Arvato. Reinke comenta: “Há uma necessidade disso cada vez mais vezes, e é um módulo importante para nos apresentarmos no mercado como um provedor de serviços completos.” Com o mecanismo de rotulagem de transportadora, por exemplo, torna-se possível vender e enviar produtos para clientes online a partir de filiais de varejo de tijolo e argamassa também. A vantagem para os clientes da Arvato é que eles podem gerar receita adicional e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação de seus clientes finais. "Atualmente, administramos cerca de dois milhões de remessas desse tipo, com crescimento de cerca de 6% ao ano", diz Reinke. No total, a Arvato gerencia aproximadamente 80 milhões de envios por ano através do TMS e recebe cerca de 750 milhões de atualizações de status dos provedores de transporte.  

De qualquer lugar para qualquer lugar

A internacionalização das cadeias de suprimentos através das fronteiras nacionais torna os processos mais complexos e, portanto, mais propensos a erros. Berthold Reinke, vice-presidente de Gerenciamento de Transporte da Arvato, explica como um sistema de gerenciamento de transporte internacional pode aumentar a segurança e a transparência, otimizar processos e, em geral, levar a reduções de custos significativas.